Projetos de Pesquisa

Professora, pesquisadora e extensionista

PESQUISAS / PROFESSORA VERA BORGES

Por que pesquisar é tão importante e valorizado na universidade? Em linhas gerais, o conteúdo das investigações nas diferentes áreas do conhecimento traz avanços e produção de conhecimento e algo tão essencial em tempos de pandemia de COVID-19.

orientações

Projeto de Pesquisa Nas Ondas do Bem-Estar: Desafios e Perspectivas sobre o Rio de Janeiro enquanto destino turístico (PESQUISA-UNIRIO) 2024.

Podcast TURISMO e BEM-ESTAR 1 por Alycia Maria e Vera Borges

Locução – Alycia Maria, graduanda em Turismo – bacharelado – UNIRIO

Projeto de Pesquisa Nas Ondas do Bem-Estar: Desafios e Perspectivas sobre o Rio de Janeiro enquanto destino turístico (PESQUISA-UNIRIO) 2024.

- Pós Doutorado em Turismo (Universidade de Girona - UdG, Catalunha / Espanha)

2021-2022 – Estágio Pós-Doutoral na Faculdade de Turismo da Universidade de Girona com a supervisão do Prof. Dr. Lluis Mundet i Cerdan (2021-2022), onde desenvolve estudo comparativo das Exposições Internacionais no Rio de Janeiro (1922-1923) e de Barcelona (1929-1930).

A Universidade de Girona – UdG é uma instituição pública que se integra ao sistema de universidades públicas catalãs, destaca-se no ensino e na pesquisa e participa do progresso e desenvolvimento da sociedade, através da criação, transmissão, divulgação e crítica da ciência, tecnologia, humanidades, ciências e saúde e as artes. É o motor econômico e cultural de seu ambiente e expressa a vocação de universalidade e abertura a todas as tradições, avanços e culturas do mundo. A Faculdade de Turismo faz um esforço significativo para se manter a par dos conteúdos das disciplinas leccionadas e das ferramentas com que trabalha. Continua, assim, a ser um dos centros de referência do país.

2022 (Atual) - Nas Ondas do Bem-estar: Desafios e Perspectivas sobre o Rio de Janeiro enquanto destino turístico (RJ)

Descrição

A reunião dos elementos que podem contribuir para a geração de satisfação, tais como: saúde, segurança, estabilidade financeira e conforto associados à disposição física, psicológica e até mesmo espiritual pode ser entendida como bem-estar. Recentemente, no contexto impactado pela pandemia da COVID-19 – iniciada em 2020 – a busca por práticas que possam elevar os níveis de bem-estar tem sido uma constante na vida das pessoas, inclusive ao associar este ao sentido de felicidade. Neste sentido, após a vacinação para conter a pandemia observa-se que a realização de viagens para lugares que permitam distanciamento da rotina da casa, ou mesmo a visitação para lazer dos atrativos turísticos na própria cidade em que se vive, podem ser maneiras de se elevar os níveis de bem-estar. Durante essas experiências de lazer e turismo, diferentes emoções podem ser vivenciadas enquanto algo transformacional. Muitas vezes, o compartilhamento dessas percepções nos relatos através de registros escritos disponíveis nas redes sociais e nas produções bibliográficas podem ser decisivos para que outras pessoas também queiram vivenciar práticas relacionadas aos espaços turísticos dos destinos. O objetivo geral do estudo é analisar o papel do bem-estar de turistas e residentes no desenvolvimento de destinos turísticos. A presente pesquisa se caracteriza como exploratória e descritiva, de caráter bibliográfico buscando contribuir para o avanço dos estudos da interface sobre turismo bem-estar, notadamente tendo como objeto experiências turísticas e de lazer vivenciadas no destino turístico Rio de Janeiro e suas possíveis conexões com outras cidades no Brasil e exterior..
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Vera Lúcia Bogéa Borges – Coordenador / Alycia Maria Leite de Faria – Integrante.

2016-2022 – Coordenadora no Projeto de Pesq. Leituras da cidade do RJ: turismo, patrimônio e história.

Descrição

O projeto de pesquisa visa estudar a cidade do Rio de Janeiro a partir de seu centro histórico, estendendo as reflexões para o subúrbio carioca sob as perspectivas do turismo, do patrimônio e da história com o objetivo de elaborar programações turísticas diferenciadas. Para tanto, o estudo pretende produzir reflexões teóricas que possam dialogar com as operadoras de Turismo que procuram oferecer serviços diferenciados para os turistas. Esta proposta de estudo tanto é uma repercussão do Intertur – Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Turismo e Cidades, que foi criado em 2014 e devidamente reconhecido pela UNIRIO, quanto um desdobramento do evento Colóquio Turismo e Cidades que serve de alicerce para a formação de uma proposta de Mestrado Profissional em Turismo e Cidades que é elaborada por parcela substancial de docentes do Departamento de Turismo e Patrimônio

2013-2016 – Coordenadora no Projeto de Pesq. História do Tur. no Brasil - o Laboratório de Turismo e História: as Representações do Humor

Descrição:

O projeto é de natureza multidisciplinar e tem como foco a perspectiva histórica sobre o fenômeno turístico. Dessa forma, pesquisamos as construções históricas e culturais dos destinos e atrações turísticas.
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Crissy Bellagamba – (Bolsista de Iniciação Científica –  2013-2014).

- Gestão – Experiências administrativas na UNIRIO

2018-2019 – Exerceu a função de Coordenadora de Cultura na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROExC) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

2013 a 2018 – Ocupou  o cargo de Chefe do Departamento de Turismo e Patrimônio (DETUR) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).