CHAPADA DOS VEADEIROS E A NATUREZA

 

Por que o nome Chapada dos Veadeiros?

​A Chapada dos Veadeiros está localizada no estado de Goiás na região do Centro Oeste do Brasil e fica aproximadamente a 220 km ao norte da cidade de Brasília, capital do país, sendo que sua inauguração impactou profundamente a região. Qual seria a origem deste nome? Veadeiro é a raça de um cão caçador sendo que a Chapada tem origem no antigo povoado que se chamava Veadeiros onde residiam os caçadores e os cães veadeiros. Atualmente, a localidade é a cidade de Alto Paraíso de Goiás.​Praticamente 25% do território nacional faz parte do cerrado que é um dos cinco grandes biomas do Brasil. Vários estados brasileiros fazem parte da área do cerrado com aproximadamente 2 milhões de quilômetros quadrados, isto é, Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, oeste de Minas Gerais, Distrito Federal, oeste da Bahia, sul do Maranhão, oeste do Piauí e algumas parte do Estado de São Paulo. Vale destacar que a maior concentração do cerrado está no Planalto Central Brasileiro.


A beleza do cerrado. Acervo da autora.

 

Quais são os principais atrativos turísticos na Chapada dos Veadeiros?

​São muitos atrativos e vamos por partes. O rio São Miguel é um dos mais importantes da Chapada dos Veadeiros e suas nascentes localizam-se próximas ao morro do Buracão e ele também recebe as águas dos rios Cordovil e Segredo, desaguando do Tocantinzinho , próximo à Colinas do Sul (GO). Um dos principais atrativos existentes ali é o Vale da Lua que fica 35 km de Alto Paraíso no sentido da vila de São Jorge sendo que 4 km são de estrada de terra. A origem do nome foi motivada pela formação rochosa peculiar que lembra a superfície da lua com suas crateras, o que pode contribuir com a explicação para o lugar ser considerado como místico Ali é possível tomar banho nas piscinas naturais que são acessadas por uma trilha considerada fácil e com extensão de aproximadamente 650 metros.
O mirante no Vale da Lua pode garantir fotos bem bacanas da cadeia de montanhas existente ali, mas lembre-se que estamos numa propriedade particular que fica localizada nas cercanias do Parque Nacional. A temperatura da água é bem fria, mas depois da caminhada e do calor durante o percurso, o mergulho se torna refrescante e necessário! O cerrado é considerado a savana brasileira e possui enorme diversidade sendo que as principais características predominantes se concentram em árvores de tronco grosso e arbustos.

mirante no Vale da Lua

mirante no Vale da Lua

Figura 2 – Fotografia panorâmica do mirante no Vale da Lua. Acervo da autora.

 

Cachoeira do Segredo

Outro lugar muito legal para se conhecer é a Cachoeira do Segredo, para acessá-la é preciso seguir pela estrada GO-239 e saindo da vila de São Jorge são aproximadamente onze quilômetros percorridos de carro. Na época em que a mineração predominava na região, os garimpeiros escondiam a localidade que era rica em ouro e esta é a explicação para o nome do atrativo turístico. A queda de 100 metros está no meio de um cânion com paredão repleto de verde e o local é muito apreciado pelos visitantes. Além disso, a visita à cachoeiras Almécegas I com 45 metros de altura e Almécegas tem um grande poço para nadar, além de decks e demais poços menores no entorno. Vale destacar que de acordo com a Botânica, a almecegueira é uma árvore anacardiácea que produz a almécega que é muito valorizada pela resina que se obtém dos troncos e que são utilizados na indústria e na medicina popular (gomas, pigmentos, bálsamos). Na Fazenda São Bento, atividades de aventura em rapel e tirolesa do voo do gavião são oferecidos aos visitantes e para quem gosta de aventura é uma super oportunidade #adrenalina.na.veia#!

Cachoeira do Segredo

Cachoeira do Segredo

Figura 3 – Cachoeira do Segredo. Acervo da autora

 

Sítio Histórico Kalunga

​A Chapada dos Veadeiros também tem a marca da luta e resistência em suas terras. Nas proximidades do município de Cavalcante, está localizado o sítio histórico Kalunga, antigo quilombo de escravizados refugiados da Bahia sendo que o principal atrativo da comunidade é a cachoeira Santa Bárbara, com 30 metros de altura que forma uma piscina natural de águas verde esmeralda. Atualmente, o guiamento ali é feito por pessoas da comunidade que destacam mais de duzentos anos de afirmação da cultura de um povo sendo que presença negra ali teve origem no século XVIII quando os escravizados foram levados para trabalhar nas minas de ouro. A violência e as punições fizeram com que eles fossem percebendo que era preciso fugir para o mais longe possível reduzindo a chance de serem encontrados. A região da Chapada dos Veadeiros reunia essas características cercada de serras e morros cheios de buritis, planta que tudo se aproveita. Para os animais, a palmeira é importante geradora de alimento, já para outras plantas, seu tronco serve como abrigo. Para os humanos, serve como alimento, pode ser utilizada em itens de decoração, de utensílios domésticos e, também, para remédios e cosméticos. Buriti, árvore da vida!

Cachoeira de Santa Bárbara

Cachoeira de Santa Bárbara


Figura 4 – Cachoeira de Santa Bárbara. Acervo da autora

​Ainda na comunidade Kalunga, é possível visitar a cachoeira formada pelo rio Capivara ali existe cânion da Capivara, no início do vão das Almas sendo que a caminhada até lá pode ser considerada como curta, apesar da trilha com trechos íngremes. Depois de tanta caminhada, a hora da comida é recompensada com almoço preparado pelas pessoas da comunidade no fogão à lenha e tempero maravilhoso! Ao lado do refeitório, há uma loja que vende os produtos locais com destaque para alimentos, colares, pulseiras e remédios como, por exemplo, o óleo de arnica indicado para dores musculares e traumatismos! Viva o saber ancestral!

Sítio Kalunga

Sítio Kalunga

Figura 5 – Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga. Acervo da autora

Refeitório no Sítio Kalunga

Refeitório no Sítio Kalunga

Figura 6 – Refeitório no Sítio Kalunga sendo a comida no fogo a lenha. Acervo da autora.
.

REFERÊNCIAS

Biodiversidade do Cerrado. https://www.icmbio.gov.br/cbc/conservacao-da-biodiversidade/biodiversidade.html Acessado em: 15 set 2024.

Chapada dos Veadeiros. https://www.chapadaexplorer.com.br/chapada-dos-veadeiros/ Acessado em: 15 set 2024.

Comunidade Kalunga com suas tradições e cultura. https://portal.al.go.leg.br/noticias/120038/comunidade-kalunga-com-suas-tradicoes-e-cultura-e-mostrada-na-serie-nossa-historia-das-redes-sociais-da-alego Acessado em: 17 set 2024.

Guia Chapada dos Veadeiros. https://www.guiachapadaveadeiros.com/vale-lua-guia-chapada-veadeiros-sao-jorge/ Acessado em: 16 set 2024.

Guia Melhores Destinos. https://guia.melhoresdestinos.com.br/cachoeira-do-segredo-235-6397-l.html Acessado em: 16 set 2024.

 

O que é Parque Nacional?

De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), os Parques Nacionais têm por objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e permite ainda que pesquisas científicas sejam desenvolvidas, assim como atividades de educação sobre temas ambientais. Em linhas gerais, os Parques Nacionais podem ser compreendidos como a mais antiga e popular categoria de área protegida sendo que no Brasil o primeiro a ser inaugurado foi o de Itatiaia em 1937 (governo Vargas). Vale destacar que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) é responsável pela gestão dos Parques Nacionais e demais unidades de conservação federal.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e está localizado no nordeste do estado de Goiás englobando cinco municípios que são: Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança. Sua área conta com pouco mais de 240 mil hectares no cerrado brasileiro abrigando espécies e formações vegetais únicas, contando com centenas de nascentes e cursos d’água e rochas diversificadas. Em seu interior é possível encontrar áreas dos antigos garimpos que existiram na localidade no passado. Além disso, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi declarado patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidades para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

 

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: atrativos, trilhas e dicas

guia Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: atrativos, trilhas e dicas

Chapada dos Veadeiros com destaque para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV)

Fonte – https://www.guiachapadaveadeiros.com/ Acessado em: 23 set 2024.

O Parque pode ser visitado durante o ano todo sendo que o período da seca se refere aos meses de maio a outubro, por sua vez, a fase das chuvas se estende de novembro a abril. Portanto, nas chuvas a atenção deve estar voltada para possíveis trombas d’água (ou cabeça d’água) que ocorrem quando chove na cabeceira (ou nascente) de um rio significando risco para as pessoas que estão se banhando. Além disso, a trilha fica mais escorregadia e possíveis acidentes e/ou deslizamentos podem acontecer, mas a vegetação apresenta viço que encanta os visitantes. Já durante os meses secos, a paisagem é bem diferente uma vez que a vegetação do Cerrado apresenta algum verde em suas árvores e arbustos, ao contrário da Caatinga. O PNCV está localizado a 220 km de Brasília e deve-se ter como referência a cidade de Alto Paraíso de Goiás e a vila de São Jorge para acessá-lo.

Vera Borges na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV)

Vera Borges na entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV)

 

Muitos atrativos e trilhas podem ser visitados no PNCV sendo que um dos mais destacados é a que vai aos Saltos do Rio Preto sendo que a primeira queda tem 120 metros de altura e, frequentemente, aparece como um dos cartões postais da Chapada dos Veadeiros. Próximo dali é possível visitar o Salto com aproximadamente 80 metros de altura que possui uma grande piscina, ótima para banho. No retorno da caminhada é possível apreciar um banho nas hidromassagens das Pedreiras

Hidromassagens naturais da Pedreira. Fonte – Da autora

Hidromassagens naturais da Pedreira. Fonte – Da autora

No PNCV é possível fazer parte da visitação utilizando automóvel por algumas estradas que passam pelo Parque e acessada somente por veículos autorizados que devem ser contratados antes da entrada com os guias locais. Durante a visitação, as pessoas devem se proteger do sol forte utilizando chapéus ou bonés, de preferência com proteção UV (ultravioleta) e abas largas, passar protetor solar e labial, preferir calças e blusas de manga compridas com tecidos apropriados para caminhadas em trilhas evitando possíveis cortes ou similares em função da vegetação e do terreno irregular. O calçado deve ser apropriado e confortável sendo que muitas lojas de esporte têm dicas preciosas que devem ser observadas. Óculos escuros e muita hidratação durante o percurso são necessários e caso se sinta mal, peça logo ajuda e não tente ultrapassar os limites do seu corpo. A trilha é considerada de nível médio, mas alguns trechos são difíceis para aqueles sem preparo físico adequado.

 
Placa indicativa dos atrativos turísticos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fonte – Da Autora

Placa indicativa dos atrativos turísticos no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Fonte – Da Autora

Visitar a Chapada dos Veadeiros significa entrar nas entranhas do Brasil, ter contato intenso com a natureza, sentir cheiros, ouvir cantos de pássaros os mais diversos, apreciar e conhecer árvores, flores, observar pequenos animais na trilha ou muito próximo dela entendendo a grandeza da vida. Além disso, conhecer os residentes ou aqueles que escolheram a região para viver significa entender a diversidade do Brasil.

#CERRADO. NA VEIA#

Cachoeira Saltos do Rio Preto.  Fonte – Da autora

Cachoeira Saltos do Rio Preto. Fonte – Da autora

REFERÊNCIAS

ICMBio. https://www.icmbio.gov.br/parnachapadadosveadeiros/guia-do-visitante.html Acessado em: 23 set 2024.

Sistema Nacional de Unidade de Conservação. https://antigo.mma.gov.br/areas-protegidas/unidades-de-conservacao/sistema-nacional-de-ucs-snuc.html Acessado em: 23 set 2024.