Desde quando a Quinta da Boa Vista existe? Na região que conhecemos atualmente como bairro de São Cristóvão (Zona Norte carioca), a ocupação inicial ocorreu pela ação dos jesuítas. Posteriormente, tornou-se propriedade do comerciante português Elias Antônio Lopes que, em 1 de janeiro de 1809, fez a doação ao Príncipe Regente D. João VI. A propriedade era formada por uma casa e chácara que serviram de residência à família real até a Proclamação da República, ocorrida em 1889. Ali viveram D. Pedro I e D. Pedro II com suas famílias e, em seus aposentos, nasceram D. Maria da Glória (Rainha Maria II em Portugal) e a Princesa Isabel.
A localização no topo de uma colina e a visão da Baía de Guanabara foram responsáveis pela escolha do nome da propriedade que conhecemos até hoje, formada por árvores, lagos, grutas e recantos e mantendo muito do traçado original dos jardins. Em relação às construções existentes ali podemos destacar o Templo de Apolo, com inspiração na arquitetura coríntia, sendo uma criação Paulo Villon (arquiteto e paisagista) e sua inauguração ocorreu em 1910, contando com as presenças do Prefeito Serzedelo Correa e do presidente da República, Nilo Peçanha.
Figura 1 – Templo de Apolo com destaque para o lago e os frequentadores do Parque e, no canto direito, é possível observar o quiosque com influência oriental, fotografia de 19 de maio de 2024 (domingo). Fonte – Da autora
Por sua vez, o quiosque de aspecto oriental também conhecido como pavilhão chinês foi idealizado para concertos musicais apresentando forma hexagonal apoiado por colunas e estruturas de ferro, revestido por argamassa de cimento e areia e com acabamento imitando troncos de bambu. As estruturas metálicas importadas que foram utilizadas em sua construção eram muito características das últimas décadas do século XIX, sendo que esse monumento integra o complexo paisagístico da Quinta da Boa Vista.
Em seus jardins predominam o estilo romântico e a partir do Portão Principal é possível percorrer a Alameda das Sapucaias (árvores frondosas que em meados de setembro e outubro apresentam cor rosa nas suas folhagens) tendo sido o projeto assinado por Auguste François Marie Glaziou (1828-1906), paisagista francês que cuidou de muitos planejamentos verdes na cidade.
O prédio que abrigou o Museu Nacional foi um dos primeiros exemplos do ecletismo do século XIX, com linhas marcadamente neoclássicas e sendo considerado na época como Versalhes Tropical numa referência direta ao projeto original da França. Várias foram reformas pelas quais a chácara passou para atender as necessidades de residência nobre. A origem do Museu remonta do século XVII, mas apenas em 1818, D. João VI assinou um decreto criando o Museu Real e esta denominação durou até 1842 quando passou a se chamar Museu Nacional. No passado foi considerado o maior museu de História Natural da América Latina com peças nas áreas de Zoologia, Arqueologia, Etnografia, Antiguidades Clássicas, Geologia e Paleontologia.
Figura 2 – Foto aérea do Museu Nacional na Quinta da Boa Vista antes do incêndio de 2018. Fonte – https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/veja-imagens-do-museu-nacional-antes-do-incendio/ Acessado em: 3 jun 2024.
Em setembro de 2024, completa 6 anos do incêndio que atingiu o Museu Nacional e, atualmente, a fachada do prédio principal está completamente recuperada e dali é possível caminhar cerca de 300 metros por dentro do parque para chegar ao BioParque do Rio, atual Zoológico da cidade. De acordo com o site da instituição, um novo capítulo na história da conservação de espécies no Brasil está sendo escrito e promete ainda servir de cenário de diversas lembranças inesquecíveis para seus visitantes. Segundo as informações obtidas no BioParque do Rio, com a visita será possível conhecer mais de mil animais de 140 diferentes espécies em 51 recintos completamente voltados para a Educação Ambiental.
A inauguração do Jardim Zoológico na Quinta da Boa Vista ocorreu no primeiro semestre de 1945 com profissionais especializados que desenvolviam pesquisas nas áreas de zoologia e veterinária. Além disso, desde os seus primórdios, sempre apresentou programação educativa que procurou estabelecer um canal de comunicação com escolas e o público em geral, com o objetivo de transmitir noções de conservação do meio ambiente e preservação da vida animal.
Figura 3 –Fachada restaurada do Museu Nacional e vizinho do BioParque Rio, fotografia de 19 de maio de 2024 (domingo). Fonte – Da autora
LAZER, TURISMO E MOBILIZACÃO NA QUINTA DA BOA VISTA
Em 2022, por ocasião da celebração dos 200 anos da independência do Brasil, o projeto de revitalização da Quinta da Boa Vista gerenciado pela Prefeitura carioca contou com investimento de mais de R$ 14 milhões destinado a um dos maiores parques urbanos que tem cerca de 155 mil metros quadrados.
E quais são as opções de lazer para os cariocas e turistas que visitam o Parque? Em seus jardins é possível realizar piquenique, celebrar um chá de bebê, efetuar ensaio fotográfico ou apenas passear por seus jardins. Por lá também se encontram várias quadras poliesportivas e pistas que atraem atletas amadores e profissionais que se exercitam em grupo ou de forma individual, sob o olhar atento das pessoas que passam. Além disso, o passeio pelas grutas artificiais é uma opção interessante, assim como uma volta de pedalinho ou caiaque nos lagos do parque.
Outra possibilidade é o Unicirco, do ator Marcos Frota que está ali há mais dez anos e, recentemente, o Ministério Público Federal determinou sua retirada pelo fato do parque ser um bem tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), só podendo abrigar atrações temporárias. Vamos aguardar os desdobramentos desta polêmica.
Nas suas imediações, no turno da manhã, o coletivo Bike Anjo Rio promove oficina para ensinar pessoas de todas as idades a pedalar. As aulas são gratuitas, oferecidas por ciclistas experientes que dão várias dicas de como andar de bicicleta de maneira segura e confortável. Ah, caso não tenha uma bicicleta, eles podem emprestar uma tranquilamente para você se experimentar. Super iniciativa com muita dedicação dos instrutores que merece palmas!
Nos últimos anos, a (re)ocupação do Parque também envolve mobilização política como, por exemplo, a que aconteceu em 19 de maio de 2024 e intitulada Educação Federal em Greve na Praça. Naquele momento, servidores federais da educação básica e universitária se reuniram no domingo pela manhã oferecendo várias atividades para o público frequentador da Quinta da Boa Vista. Na ocasião foi possível conhecer os projetos de Extensão, Pesquisa e Ensino que são desenvolvidos nas instituições, receber mudas de plantas, massagens relaxantes, verificar a pressão arterial, escutar de especialistas os cuidados necessários com a saúde, assistir aula pública ou, ainda, realizar uma prática de Hatha Yoga. Tudo isso sem pagar nada!
Figura 4 –Prática de Hatha Yoga oferecida pela Profa. Vera Borges e na companhia de dois bolsistas, Arthur Silva e Edilce Silling numa atividade de greve, fotografia de 19 de maio de 2024 (domingo). Fonte – Da autora
Venha visitar o Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, um oásis verde na Zona Norte Carioca e encontro você lá!
REFERÊNCIAS
Bike Anjo Rio na Quinta da Boa Vista. https://bafafa.com.br/mais-coisas/esportes/bike-anjo-rio-na-quinta-da-boa-vista#:~:text=O%20coletivo%20Bike%20Anjo%20Rio,bicicleta%20eles%20podem%20emprestar%20uma. Acessado em: 09 jun 2024.
BioParque Rio. https://ingressos.bioparquedorio.com.br/ Acessado em: 09 jun 2024.
Guia Michelin Rio de Janeiro: Cidade e Estado. Rio de Janeiro: Arturial, 1990.
Mendonça, Alba Valéria. Prefeitura do Rio anuncia revitalização da Quinta da Boa Vista para o Bicentenário da Independência https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2022/05/13/prefeitura-do-rio-anuncia-revitalizacao-da-quinta-da-boa-vista-para-o-bicentenario-da-independencia.ghtml Acessado em: 09 jun 2024.
Quinta da Boa Vista. https://riotur.rio/que_fazer/quinta-da-boa-vista/ Acessado em: 1 jun 2024.
Pavilhão Chinês. https://www.monumentosdorio.com.br/antigo/br/esculturas/057/017.htm Acessado em: 1 jun 2024.
Templo de Apolo. https://www.monumentosdorio.com.br/antigo/br/esculturas/057/022.htm Acessado em: 1 jun 2024.